Perfil de Investimento: Conservador, Moderado ou Agressivo
O Perfil de Risco Ágora classifica os fundos de investimento nas seguintes categorias: Conservador, Moderado e Agressivo. Cada tipo de perfil determina o nível de risco que você aceita em relação à sua expectativa de retorno.
Na Ágora, a classificação de perfil é feita segundo o Valor de Risco (VaR) de cada fundo. O VaR é uma medida de risco que define a maior variação esperada possível dentro de um determinado período de tempo, sob condições normais do mercado e com um nível de confiança predeterminado.
Tipos de Risco
Como qualquer investimento, os fundos estão sujeitos a riscos. Os três mais comuns no mercado são:
· Risco de Mercado – É o risco relacionado à variação do preço de um ativo e pode ser influenciado por acontecimentos políticos, econômicos e particulares de determinada empresa ou banco. Quanto maior a volatilidade no preço de um ativo, ou seja, a variação do valor em relação à sua média, maior é o seu risco de mercado.
· Risco de Crédito – É o risco do emissor de um determinado título não cumprir suas obrigações de pagamento dos juros ou do principal na data combinada. O emissor pode ser, por exemplo, um banco (no caso de um CDB) ou uma empresa (no caso de debêntures). Em fundos de investimentos, o risco está na carteira de ativos e não na instituição que o administra.
· Risco de Liquidez - É o risco que pode surgir diante da dificuldade em se vender determinado ativo no preço de mercado e na data desejada. Este tipo de risco pode afetar a carteira de ativos do fundo de investimento, mas a aplicação no fundo tem liquidez diária.